COMIDA INDUSTRIALIZADA PODE CAUSAR CÂNCER

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) diz que pelo menos 500 mil brasileiros terão câncer em 2011. Serão 11 mil casos a mais do que em 2010.
E um dos hábitos que contribuem para o surgimento do câncer é a alimentação com excesso de produtos industrializados, como os embutidos – linguiças, salsichas, mortadelas. Construir a base de seu cardápio com esses itens não é o mais recomendado, ainda mais se houver deficiência no consumo de frutas, legumes e verduras. “Conservantes, corantes e estabilizantes são objeto de estudo de várias pesquisas que ligam seu consumo ao surgimento da doença”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli, especialista em nutrologia, vigilância sanitária e epidemiologia.
Com base nas causas do câncer, especialistas desenvolvem tecnologias que buscam reduzir a necessidade do uso de aditivos químicos pelas indústrias. A empresa italiana de alimentos DelSanto, por exemplo, usa uma técnica que dispensa o uso de qualquer substância química. “Os vegetais e hortaliças em conserva passam por um severo processo de esterilização e pasteurização”, diz o empresário Alexander Bonetti, da San Marco Alimentos, que traz os alimentos da DelSanto para o Brasil. “E depois são embalados em potes de vidro ou sachês de alumínio, também esterilizados.”
Rede Brasil de Notícias

Postar um comentário

0 Comentários